Apresentações no Excel

Em: Office, Por: Daniel, Data: 02/02/2010 15h 40min

Avaliação:

Dê sua nota: 5.7 « Muito Bom

Utilize macros e o Visual Basic para obter ótimos resultados visuais

Uma das aplicações que o Excel disponibiliza é a criação de apresentações,  como feito no Power Point, permitindo vincular as planilhas  com botões estilizados utilizando o editor do Visual Basic e um  conjunto de macros.  O objetivo deste tutorial é apresentar as ferramentas que vão possibilitar  esse tipo de atividade. Primeiro você aprenderá a utilizar as ferramentas  de criação de layout do próprio Microsoft Excel, inicialmente livrando-se  daquele aspecto de grade.

Em seguida, com a inserção de caixas de texto  e formas diversas, configurando seus padrões de cor de borda, preenchimento,  estilo de fontes, e verá que é perfeitamente possível criar uma  interface de apresentação, que não perde em nada esteticamente para a  apresentação de slides que você criaria com o PowerPoint. Ou seja, uma  interface com qualidade suficiente para ser utilizada em uma reunião ou  palestra, mas com os recursos de formatação de números e dados existentes  em uma planilha. 

Em outras palavras, cada planilha será transformada no banco de dados  da apresentação. É conveniente criar uma planilha inicial como capa do  relatório e os botões que servirão de links para navegar por meio da configuração de macros com o Visual Basic.  Qualquer usuário pode realizar este tutorial, mas é claro que, independentemente  da utilização das macros, o resultado final dependerá do empenho  e da criatividade na criação do layout.


1 – Para começar, selecione todas as células da planilha com o comando Ctrl+T. Ainda na aba Início do menu, dentro do grupo Fonte, clique ao lado do botão Cor de Preenchimento para abrir a paleta de cores, e selecione a cor branca, a primeira opção.




2
– Observe que a planilha ficou totalmente limpa, sem as linhas de células. Para inserir textos explicativos ou títulos, você pode utilizar as caixas de texto; para isso, basta acessar a aba Inserir e clicar no botão Caixa de Texto, dentro do grupo Texto.




3
– Clique com o cursor em qualquer ponto da planilha e, sem soltar o botão, arraste o cursor até criar um retângulo com o tamanho de caixa de texto desejado. Nela aparecerá um cursor que indica a posição de início do texto. Digite como se estivesse utilizando um editor de texto, como o Word.




4
– As configurações da fonte utilizada na caixa de texto podem ser alteradas dentro dos grupos Fonte e Alinhamento, como com qualquer texto digitado no Excel. Caso queira alterar as configurações da caixa de texto, basta clicar em qualquer região dela com o botão direito do mouse e selecionar a opção Formatar Forma.




5
– Dessa maneira, você pode alterar configurações como cor do fundo, tipo de borda da caixa de texto, estilizações 3D, imagens utilizadas como plano de fundo, margens etc. Você também pode trabalhar com formas para criar contornos e representações de botões. Basta acessar a guia Inserir e clicar no botão Formas, dentro do grupo Ilustrações.




6
– Utilize as ferramentas que você viu até aqui para criar a interface de sua apresentação, inclusive os contornos do que serão os botões.




7 – Feito isso, inicie a configuração das macros do menu da apresentação que foi criada. Acesse a guia Desenvolvedor e clique no botão Visual Basic. Caso você não tenha conseguido encontrar este botão, talvez a guia Desenvolvedor esteja desativada. Clique no botão Office e, em seguida, no botão Opções do Excel.




8 – Dentro do item Mais Usados, do menu, certifique-se de que a opção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções esteja selecionada e clique em OK..


Exibindo resultados 1 a 1, de 2.


Tags: Excel Tutorial Apresentacao Office Dicas Truques

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

  • 18:54
  • 19/11

dqvkmdvl

20

  • 18:44
  • 19/11

bodobnun

20

  • 15:03
  • 30/09

yfnplvku

20

Softwares Similares
  • OpenOffice.org processador de textos para baixar

    Mais rápida e com suporte para os formatos do Office 2007: conheça a nova v...

  • ThinkFree Office aplicativos para office, baixar

    Suíte de aplicativos cheia de recursos que tem tudo para fazer frente ao Mi...