Desabilitar opções inúteis em seu PC

Em: Windows, Por: Daniel, Data: 29/01/2010 13h 50min

Avaliação:

Dê sua nota: 6 « Muito Bom

SAIBA COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO SISTEMA OPERACIONAL DESABILITANDO ALGUNS SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS

Quando o Windows XP é instalado em sua forma padronizada, uma série de serviços que não são utilizados pela maioria dos usuários é mantida ativa. A ativação de todos eles é desnecessária no dia-a-dia do usuário, e compromete a  performance do sistema, tornando-o mais lento. Uma opção é desativar os serviços que você realmente não utiliza. Porém, antes, é necessário saber o que está fazendo, já que a desativação de alguns serviços essenciais pode impedir o funcionamento do próprio sistema operacional ou de rotinas pertencentes a ele, como é o caso dos periféricos e da Internet. Para desativá-los, vá a Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços. Confira, na tabela a seguir, alguns destes serviços.

Caso tenha dúvidas sobre a função de determinados serviços, é recomendável consultar a Ajuda do Windows.

Conhecendo os serviços do windows XP





OPÇÕES QUE DEVEM FICAR EM AUTOMÁTICO

- Alerta (emite alertas administrativos)
- Alocador Remote Procedure Call (RPC)
- Sistema de eventos COM+


OPÇÕES QUE PROVAVELMENTE DEVEM ESTAR EM AUTOMÁTICO

- Armazenamento protegido (aumenta a segurança do computador)
- Áudio do Windows (permite a ativação de dispositivos de áudio)
- Chamada de procedimento remoto (RPC)
- Cliente da Web (necessário em situações, como o Windows Update)
- Cliente de rastreamento de link distribuído
- Detecção do hardware do Shell
- Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)
- Gerenciador de contas de segurança (armazena senhas locais)
- Gerenciador de discos lógicos (gerencia unidades de disco rígido)
- Localizador de computadores (somente necessário se houver uma rede em funcionamento)
- Log de eventos
- Logon secundário
- Notificação de eventos de sistema
- Plug and Play
- Serviço de restauração do sistema (se não utiliza, pode deixar em Manual)
- Serviços de criptografia
- Serviços IPSEC
- Spooler de impressão
- Testador de instrumentação de gerenciam do Windows


OPÇÕES QUE PODEM FICAR DESATIVADAS


- Ajuda do cartão inteligente (ajuda para dispositivos Smart Cards)
- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)
- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting
- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)
- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático
- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota
- Horário do Windows (mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)
- IMAPI CD-Burning COM Service (ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Caso você grave CDs apenas com os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)
- Número de série de mídia portátil
- Registro remoto (permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)
- Sistema de alimentação ininterrupta – gerencia no-breaks (se você usa um no-break, deixe em Automático)
- Telnet
- Temas OPÇÕES QUE PODEM FICAR EM MANUAL
- Agendador de tarefas (agenda tarefas para serem executadas em data e hora predeterminadas)
- Ajuda e suporte (ativa assistentes e ajuda avançada)
- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)
- Carregar gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede)
- Erro ao informar o serviço (informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)
- Gerenciador de conexão de acesso remoto
- Mensageiro (serviço de mensagens entre computadores da rede. Não se trata do Windows Messenger)
- Número de série de mídia portátil
- Servidor


DESABILITANDO TELA DE LOGIN

Caso seu computador não esteja conectado em rede e somente você o utilize, o login não será necessário, podendo ser desativado. Para isso, vá a Iniciar, selecione Executar, digite o comando control userpasswords2 e depois clique em OK.

Feito isso, vá à guia Usuários, desmarque o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (é importante não deixar este campo em branco). Clique em OK. Acesse Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Contas de Usuário, clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e depois  desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário. Com essas alterações, o  carregamento do Windows será realizado de maneira mais rápida, não passando pela tela de login.


DESATIVE A REPRODUÇÃO AUTOMÁTICA DE CDs






A reprodução automática de CDs é mais uma opção de sistema operacional que consome recursos valiosos de seu computador e pode ser desabilitada sem problemas. Para isso, clique em Iniciar e selecione a opção Executar. Digite o comando GPEDIT.MSC e clique sobre OK. Na janela Diretivas de Grupo, acesse a opção Configuração do  Computador, Modelos Administrativos, Sistema. Clique duas vezes sobre Desativar AutoExecutar e depois selecione a opção Ativar.

RESTRINGINDO A INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS MESSENGER


Para impedir que este serviço se inicie com o sistema, faça o seguinte: vá a Iniciar, Executar, digite o comando GPEDIT.



MSC. Na janela que se abrir, acesse Configuração do Computador, Modelos Administrativos, Componentes do  Windows, Windows Messenger. Clique duas vezes sobre a opção Não permitir que o Windows Messenger inicie automaticamente e escolha Ativado. Se preferir, outra opção é desativar definitivamente o Windows Messenger, mudando a opção Não permitir que o Windows Messenger seja executado para Ativado. Isto não permitirá o uso do Windows Messenger por qualquer usuário do computador.














DESINSTALANDO O WINDOWS MESSENGER (E OUTROS PROGRAMAS)


O Windows Messenger é um dos programas que são instalados com o Windows XP e não possui nenhuma forma acessível de remoção. Caso não o utilize e deseje desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e acesse por ele o arquivo sysoc.inf, localizado em C:Windowsinf. No arquivo, localize a seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja desinstalar. Em nosso exemplo, removeremos o Windows Messenger, sendo que a sua linha no arquivo sycoc.

inf - msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 - ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,7. Feito isso, salve o arquivo. A partir de agora, os componentes selecionados poderão ser desinstalados normalmente pela opção disponível em Painel de Controle, Adicionar/ Remover Programas. É importante ressaltar que, no arquivo em questão, a primeira palavra em cada linha corresponde ao programa (por exemplo: Pinball, MSWordPad etc.) e, para cada uma delas, é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP.


Antes de realizar este procedimento, não se esqueça de fazer uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução. Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.

DESABILITE O FIREWALL DO WINDOWS XP SP2



Se você já possui um firewall instalado em seu computador e deseja desativar o firewall do Windows, faça o  seguinte: vá ao Painel de Controle, Central de Segurança, na opção Gerenciar configurações de segurança para:, clique em Firewall do Windows. Escolha Desativado (não recomendável) e clique em OK. Para desativar a mensagem inconveniente (“Seu computador pode estar em risco”), retorne à tela da Central de Segurança e, abaixo da opção Firewall, clique na caixa Recomendações. Na janela que abrir, selecione a caixa Possuo uma solução de firewall que eu mesmo irei monitorar. Clique em OK. O Windows deixará de exibir a tal mensagem chata.














Opções Visuais também podem “roubar” performance de seu computador. O Windows XP conta com uma série de inovações e recursos visuais bonitos e interessantes, no entanto isso consome muitos recursos do micro, principalmente se seu computador não tiver uma placa de vídeo compatível. Desativar estas opções permitirá mais desempenho e velocidade ao seu computador.

Para desativar vários recursos visuais que estão presentes na configuração padrão do Windows XP, acesse o Painel de Controle, Sistema, Avançado, Desempenho, Configurações.

 - Vá à guia Efeitos visuais e escolha
  - Ajustar para o melhor desempenho.
 - Todas as opções visuais serão desativadas.
















DESATIVE A ASSISTÊNCIA REMOTA



A ativação deste recurso possibilita que outras pessoas se conectem a seu computador e o controlem remotamente. Para desativá-lo, vá a Painel de Controle, Sistema, Remoto e desmarque as opções Permitir que este computador envie convites de Assistência Remota e Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador. Feito isso, vá a Iniciar, Executar, digite o comando GPEDIT.MSC e pressione o botão OK. Depois, vá a Configuração do Computador, Modelos Administrativos, Sistema, Assistência Remota. Configure ambos os serviços para a opção Desativado.


















DESLIGANDO O TELNET

Se você não utiliza este serviço de rede, é recomendável que você o desative, pois o Telnet abre as portas para uma possível invasão. Para desativá-lo, acesse Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços. Localize o serviço, altere-o de Manual para Desativado. Não se esqueça de desativar também os serviços Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting e Registro Remoto.





DESATIVE O DESKTOP OFFLINE


Uma opção, em geral, desnecessária e que compromete o desempenho é o Desktop Offline. Por meio deste recurso é possível que outras pessoas da rede ou da Internet possam ter acesso ao seu Desktop. Para desativá-lo, vá a Painel de Controle, Vídeo, Área de Trabalho, Personalizar Área de Trabalho, Web, Propriedades, na guia Documentos da Web, desmarque a caixa Tornar esta página disponível offline.

DESATIVE O ASSISTENTE PARA LIMPEZA DA ÁREA DE TRABALHO



O Windows XP conta com vários recursos podem realizar tarefas automaticamente. O Assistente para Limpeza da Área de Trabalho é um deles, que varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. A limpeza pode ser feita manualmente.























Para desativar, vá a Painel de Controle, Vídeo, Área de Trabalho, Personalizar Área de Trabalho, Geral, desabilite a opção Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias.

























DESABILITANDO PROGRAMAS NA INICIALIZAÇÃO





Muitos programas, depois de instalados, são inicializados sempre que você liga o computador. Para deixar apenas programas estritamente necessários no carregamento do Windows, clique em Iniciar, Executar, digite o comando MSCONFIG e clique OK. Na aba Inicializar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows.



DESATIVE A NOTIFICAÇÃO DE ERROS À MICROSOFT

Toda vez que ocorre um erro ou travamento em algum dos programas da Microsoft, o Windows lhe recomendará, enviar informações à Microsoft. Para evitar que esta mensagem apareça, vá às propriedades de Sistema (em Painel de Controle, Sistema), acesse Avançado, Relatório de Erros e selecione Desativar relatório de erros.



CARREGUE O INTERNET EXPLORER MAIS RAPIDAMENTE

Ainda que você não tenha definido uma página inicial, ao ser aberto, o Internet Explorer carrega uma instrução chamada About:blank. Para desabilitar esta instrução e deixar o carregamento mais rápido, insira o comando –nohome no atalho do Internet Explorer. Para isso, clique com o botão direito no atalho do Internet Explorer, vá a Propriedades e, na linha Objeto, insira (após as aspas) o comando –nohome. Deve ficar assim: “C:Arquivos de ProgramasInternet ExplorerIEXPLORE. EXE” -nohome. Feito isso, clique em OK.


DESATIVE O RECURSO DE HIBERNAÇÃO


Ao desabilitar esta opção, você disponibiliza uns 500 MB de espaço em seu disco rígido. Para desativar, vá ao Painel de Controle, Opções de energia, Hibernar, depois desmarque a opção Ativar hibernação, clique em Aplicar e, por fim, no botão OK.




















DISPONIBILIZE 20% DE SUA BANDA DE REDE/INTERNET



Agendador de pacotes QoS, recurso disponível no Windows, reserva cerca de 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá- lo, é preciso estar logado com o administrador. Vá a Iniciar, Executar,
digite o comando GPEDIT.MSC e pressione OK.

Em Configuração do computador, Modelos Administrativos, Rede, selecione, na janela esquerda, Agendador de pacotes QoS. Na janela da direita, clique duas vezes na opção Limitar largura de banda reservável. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 (zero). Feito isso, clique em Aplicar e em OK. Depois, acesse as configurações da rede (por meio de Painel de Controle, Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, marque a opção Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.










Tags: tutorial windows pc sistema operacional desempenho do sistema desabilitar

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

  • 02:02
  • 23/10

name

Symptoms of a heart problem, including: chest pain, abnormal heart beats, and trouble breathing.,

  • 01:22
  • 23/10

name

such as spinal cord injury, phrenic nerve injuries, Guillain-Barre syndrome, amyotrophic lateral sclerosis, multiple sclerosis and muscular dystrophy can all ,

  • 01:06
  • 23/10

Amelia

What's the current interest rate for personal loans? http://djdinaregine.com/blog albendazole online purchase The Jack Geary Gallery, a deli turned showroom, displays Brooklyn artist Vadis Turner’s ethereal tapestries on the shop’s white walls. The artist provokes the viewer into considering woven works as high art — even if some of that art is made from tampons.

Softwares Similares
  • Sysinternals Suite utilitários para windows

    Conjunto com vários utilitários para seu Windows.

  • Comodo Time Machine restauração do sistema

    Aplicativo capaz de deixar seu Windows me funcionamento, sem precisar recor...